PROJETOS

Projeto Turistando com a comunidade

O Projeto Turistando com a comunidade da secretaria especial de ação comunitária (SEAC-RIO), consiste na ampliação da fruição e acesso à cidade, aos bens culturais e de lazer, de forma lúdica, pedagógica e itinerante, proporcionando aos moradores de favela e comunidades cariocas o usufruto de todos os ativos potentes da cidade do Rio de Janeiro.

Links do projeto

Cooperativismo e Empreendedorismo

O Projeto visa pesquisar e levantar o universo de cooperativas ativas (em operação) e inativas (liquidadas na Receita Federal) existentes nos últimos cinco anos no Estado do Rio de Janeiro. Apresentar a importância e o impacto dos resultados gerados pelas cooperativas no desenvolvimento local e regional, bem como, demonstrar a relevância do cooperativismo na geração do trabalho, emprego e renda nos diversos ramos e segmentos econômicos, a saber, Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte e Turismo. Cujo objetivo inicial do Projeto, será pesquisar cinco ramos que estão sublinhados, dentre os treze ramos listados.

Desenvolvimento Econômico da Baixada

ECOS – Economia e Sociedade – é uma plataforma digital (Site e APP) que organiza um amplo conjunto de informações econômicas e de sociedade da Baixada Fluminense. A plataforma trabalha com fontes secundárias importantes e confiáveis, tendo como objetivo subsidiar pesquisas em geral, programas de trabalhos e políticas públicas governamentais na região. ECOS traz consigo pela primeira vez na história da Baixada Fluminense a possibilidade de ofertar informações importantes de forma indiscriminada sobre a região, que poderão ser utilizadas na perspectiva de ações voltadas para o desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda, e outras políticas afins que tragam conforto, qualidade de vida e bens estar da população. ECOS é a forma mais fácil e prática de ficar por dentro da economia da Baixada Fluminense.

Projeto Usina

O objetivo do projeto é “Desenvolver ações de Economia Solidária como prevenção a violência e instrumento de geração de trabalho e renda”. Para tal, serão estruturados 4 empreendimentos econômicos solidários – EES que beneficiarão 104 pessoas diretamente e 100 mil pessoas indiretamente. Os beneficiários diretos serão cidadãos e cidadãs cumprindo pena nos regimes semi-aberto, aberto e em livramento condicional, egressos do sistema prisional e seus familiares, domiciliados em Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti.

  • Ano de início:2009
  • Ano de conclusão:2014

Observatório fluminense de políticas públicas em defesa das pessoas com deficiência

Trata-se da criação de um Observatório, onde serão agrupadas de maneira sistemática, interpretadas e analisadas, as políticas públicas referentes ao tema supramencionado, bem como demandas da sociedade civil organizada, mediante pesquisas em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, sendo disponibilizado para a sociedade e entes públicos, um site e publicação de revista..

  • Ano de início:2016
  • Ano de conclusão:2019

Observatório fluminense de política pública para democratização das cirurgias cardíacas

O objetivo desse Observatório é a elaboração de um estudo que busque o entendimento das atuais deficiências e dificuldades, fatos geradores do problema em questão, assim como soluções para o mesmo.

  • Ano de início:2018
  • Ano de conclusão:2019

Caravana Animal

Promovendo benefícios aos humanos e seus pets! Nosso trabalho consiste em realizar castração de cunho público e social em diversas localidades do Rio de Janeiro.

Projeto desenvolvendo ações de apoio à comercialização dos produtos no âmbito da agricultura familiar brasileira.

Desenvolver ações de apoio à comercialização dos produtos no âmbito da Agricultura Familiar Brasileira. Realização de atividade de apresentação de produtos e comercialização no âmbito da Agricultura Familiar Brasileira; Desenvolvimento e implementação de laboratório modelo de análise de solos voltados para agricultores familiares, implementação de um laboratório de análise de laticínios voltados aos agricultores familiares, para análise da qualidade do leite, visando a melhoria final do produto e ampliação aos mercados privados e institucionais e, aquisição de abatedouro móveis. Realização de ações que permitam a melhoria da qualidade da água em comunidades e unidades produtivas da agricultura familiar, visando proporcionar a segurança hídrica e a melhoria na produção.

  • Ano de início:2018
  • Ano de conclusão:2019